MÉDICOS ÉTICOS OU MÉDICOS MERCENÁRIOS .

 
Hoje é o 2º dia do movimento reivindicatório dos médicos Cirurgiões e Ortopedistas do maior e mais estratégico hospital do interior do Estado da Bahia, Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana na Bahia.


Sobre esse movimento só sei do principal motivo que levou a esses médicos, jovens e corajosos, tomarem essa iniciativa, de não mais trabalhar nesse Hospital, já que não são estatutários nem trabalhavam sob o regime de CLT e, sim pelo artificio venal, por parte do Governo Jaques Wagner, de contratação via PJ-Pessoa Jurídica ou, pior ainda, por intermédio de falsas Cooperativas Médicas, algumas delas largamente conhecidas por envolvimento corrupto com prefeituras e a própria SESAB, tanto nesse governo que, antes oposição, tão caninamente latia contra o governo antecessor, este, também, envolvido na famosa operação Jaleco Branco da Policia Federal.
 
Seria repetitivo relatar tais escândalos, infelizmente, tão constantes e nunca apurados, como deveriam, pelo Ministério Público na esfera Federal e Estadual.
 
Voltemos então ao movimento desses médicos que foi deflagrado depois de inúmeras reuniões com o Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina, Ministério Público Estadual, Direção do HGCA e SESAB.
 
O motivo principal era a precária condição de trabalho, esta, a mais variada como falta de funcionários das demais equipes de saúde, equipamentos, diminuição de leitos-em vez de ampliar, por falta de funcionários enfermarias foram desativadas e o Centro de Recuperação Anestésica, inaugurado com pompas há mais de quatro anos e nunca funcionou-por falta de funcionários!
 
Falta de medicamentos, um Centro Cirúrgico com 10 salas, mas, que só funcionam três ou quatro também por falta de funcionários. O próprio Ministério Publico Federal depois de constatar essas irregularidades moveu uma ação contra o Governo Jaques Wagner e, pelo visto, infelizmente, não deu em nada.
 
O que esses médicos querem nada mais do que essas absurdas irregularidades sejam resolvidas assim como os seus direitos trabalhistas sejam efetivados. Trabalhar em situação inadequada é ser antiético, portanto irresponsável, se não conivente ou egoísta ao pensar em se próprio esquecendo-se da sua principal razão de ser que é o paciente.
 
Ficar sem Cirurgiões e Ortopedistas em número suficiente, no HCA, é inadmissível. Da mesma maneira que manter esse hospital na caótica situação, dá no mesmo.
Quanto ao fato que motivou esse movimento, se vão conseguir, é outra questão. A classe médica é de certa forma elitista e desunida. Espero que  unam-se aqui em Feira de Santana e, que sirva de exemplo para toda a classe.
 
A figura do médico que luta e não aceita trabalhar em condições onde o respeito ao paciente não é considerado, a esse médico denomina-se como um Médico Ético.
 Já, aquele médico que, trabalha em condições precárias, apenas motivado por regalias ou remuneração que lhe satisfaça, a esse profissional a sociedade, com razão, lhe denomina como Médico Mercenário.
 
Espero que esse movimento seja vitorioso, pois só assim quem mais beneficiado será é o paciente. Que esses Médicos Cirurgiões e Ortopedistas sejam, na sua totalidade, denominados como Médicos Éticos e, jamais, mesmo em minoria, de Médicos Mercenários.
 
Já um Governador de Estado que, alega falta de recursos para saúde pública mas, destina 143 milhões do orçamento de 2014 para publicidade, a este gestor, só lhe cabe ser denominado como ante ético ou irresponsável. Fiquemos por aqui.
 
MÉDICOS ÉTICOS OU MÉDICOS MERCENÁRIOS . MÉDICOS ÉTICOS  OU  MÉDICOS MERCENÁRIOS . Reviewed by Eduardo Leite on 4/03/2014 11:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.