A MEDICINA NA UTI


A MEDICINA NA UTI, EM ESTADO TERMINAL.


A assistência medica não só no Brasil, país que ocupa a 12a. posição em riqueza mundial e campeão de injustiça social,como também em paises de primeiro mundo vem passando por um processo de decadência preocupante.

Não se discute os grandes avanços na ciência médica,estes,cada vez mais numerosos e eficientes não só na terapêutica como também nos meios de diagnósticos.

Mas,os custos com assistência médica têm aumentado substancialmente a cada ano ,fato esse,que acarreta em grave crise não só na assistência médica pública como também na privada.

No Brasil em especial um dos fatores mais graves é devido à falta de saneamento básico. Nas grandes cidades,estima-se que, aproximadamente mais de 58% das habitações nos grandes centros não têm água tratada nem esgotamento sanitário.

É inaceitável a magra verba para reverter o grave problema da falta de saneamento básico e água tratada nestes grandes centros.

Este absurdo por se só é o responsável pela proliferação de graves doenças,cujo tratamento é cada vez mais honeroso.

Em segundo lugar,como agravante na combalida assistência médica podemos citar a formação médica ,voltada exclusivamente para a doença sem ver o paciente como um todo, aliado a este deficiência na formação destes profissionais a falta de padronização de condutas que resulta em prescrição de medicamentos indevidos e cirurgias desnecessárias elevando ainda mais os altos custos na assistência médica.

Indicações indevidas de internamento em UTIs representam despesas vultuosas,só para citar um exemplo na medicina privada,um paciente com câncer terminal e outras patologias que não requerem internamento nestas unidades,por duas semanas de UTI pode custar de 100.000,00 a trezentos mil reais.

Assim como abusos de solicitações de exames simples a sofisticados cuja indicação deixa muitas dúvidas representam bilhões de reais não só na rede pública como na privada.

Estes descontroles estão somados a falta de uma política de saneamento básico esta levando a assistência médica a uma realidade de insolvência cada vez mais gritante e o que é pior de difícil solução.

O caos na assistência médica na rede pública já existe,na rede privada está mais próximo do que o mais otimista analista possa imaginar...


Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com 31-03-2005 as 22.30
A MEDICINA NA UTI A MEDICINA NA UTI Reviewed by Eduardo Leite on 9/07/2005 10:42:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.