O QUE É UM GRANDE MÉDICO ?





Como a sociedade define o que é um grande Médico? Seria aquele Cirurgião renomado e Professor Emérito com inúmeros títulos de graduação, várias  comendas e que operou a mais rica elite do seu país?

Também seria aquele Professor Livre Docente da mais famosa Universidade da América do Sul e Chefe do Serviço de Cardiologia ou de Neurocirurgia do mais requisitado Hospital do país?

Poderia também ser considerado um grande Médico um profissional que dedicou 41 anos da sua existência às populações de duas pequenas cidades do interior da Bahia com precários recursos de meio diagnóstico, aliás, quase nenhum ?

Hoje, na Câmara dos Vereadores, no velório do Dr. Aldo Araújo Filho, na pequena cidade Conceição do Jacuípe , interior da Bahia, eu tive a certeza de que,  aquela multidão  presente sabia o verdadeiro significado de ser um grande Médico.

Conheci há 47 anos o Dr. Aldo Araujo Filho, na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador ,onde fomos Colegas ,não erámos muito próximos, como eram Anatália e Atanásio, também presente. Sabia que era muito estudioso, nos formamos há exatos 41 anos.

Durante décadas nunca tinha tido noticias dele. Ano passado fiquei sabendo que atendia e morava em Conceição do Jacuípe, também conhecida por Berimbau, distante uns 25 kms.  de Feira de Santana . Também trabalhou por vários anos numa cidade próxima, Oliveira dos Campinhos. Estava muito doente, mesmo assim ainda trabalhava. Ontem foi o seu último dia entre nós.

Hoje, no salão nobre da Câmara dos Vereadores ,no seu velório e depois sepultamento constatei que, para aquela grande multidão presente , ser um grande Médico não precisa ser um renomado Profissional com inúmeros títulos e Comendas, muito menos um invejável patrimônio fruto dos serviços prestados à sua rica clientela. Bastava ser como fora o Dr. Aldo que, lhes serviu com tanto carinho e competência.

Apesar de grande o salão não comportava mais pessoas e uma grande multidão aguardava, apesar do sol escaldante, a saída do corpo do seu Doutor tão querido. A maioria era de pessoas humildes, muitos chorando. E, mesmo, sobre o sol forte fizeram um grande percurso, muitos a pé,  até o cemitério.

Na volta à Feira vim pensando o quanto de gratificante fora para o meu Colega  Aldo poder ser tão útil a essas duas comunidades as quais dedicou a sua vida. Não amealhou riqueza material mas, deixou uma rica herança de dignidade a ser exemplo para todos nós.

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com

Dedico esse artigo a família do Dr. Aldo e aos seus Pacientes.



O QUE É UM GRANDE MÉDICO ? O QUE É UM GRANDE MÉDICO ? Reviewed by Eduardo Leite on 1/02/2017 07:09:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.