CRIANÇAS, AS VITIMAS DOS MISANTRÓPICOS .















Nos vários artigos que já escrevi e livros sobre saúde pública sempre citei várias causas que acabaram levando ao caos nesse significativo direito á vida com dignidade mínima do cidadão.

Dentre essas causas destaco a carência de investimentos substanciais na Medicina Preventiva, falta de padronização na maioria das  condutas médicas, melhorias no ensino e construção de unidades especificas para pacientes crônicos ou terminais.
Os grandes avanços tecnológicos na área da medicina curativa elevaram substancialmente os custos, já  na medicina preventiva não tiveram a mesma proporção. O SUS por exemplo, 2/3 dos investimento são para os procedimentos de alta complexidade, ficando para o atendimento básico apenas 1/3.

Estima-se que a cada um dólar investido na prevenção das doenças e no saneamento básico resultaria na economia de 20 dólares investidos na medicina curativa ou hospitalar.

Que a sociedade fique sabendo que, a cada 20 segundos, 3 crianças morrem  vitimas de doenças resultantes do precário saneamento básico brasileiro.

Com os elevados custos na assistência à saúde, o crescimento da abominável corrupção na gestão pública foram as Santas Casas e outras entidades filantrópicas levadas à falência . As poucas entidades filantrópicas que ainda sobrevivem no Brasil e na Bahia não resistirão por muito tempo.

No segmento da Pediatria estamos passando do Caos para o SUPERCAOS . Ontem, no artigo anterior me referi à absurda situação do HEC, o mais bem estruturado fisicamente  e maior hospital pediátrico do Nordeste inaugurado há seis anos em Feira de Santana , onde os médicos por estarem com salários atrasados e déficit funcionais ameaçam pedir demissão coletiva.

Coincidentemente, ontem, noticia-se a caótica situação financeira do único hospital pediátrico  de alta complexidade que atende 100% pelo SUS para 92% dos municípios da Bahia.

Trata-se do Hospital Martagão Gesteira, mantido por uma fundação verdadeiramente Filantrópica . Com dívidas de 25 milhões de reais para cobrir o desfalque resultante ao atendimento 100% SUS, demitiu 70 funcionários o que resultou num corte de 50% do seu atendimento/ano que, antes era de 6.000 cirurgias sendo 700 cardíacas, 70.000 consultas,130 crianças em tratamento oncológico . Esse hospital é o único com UTI Neonatal Cirúrgica de todo o Estado e ponderar fechará totalmente. 

Os tempos são outros, antes se é que, tínhamos governantes que realmente estavam empenhados em promover justiça social e ajudavam substancialmente às entidades Filantrópicas cujo significado grego  quer dizer amor à humanidade  agora , infelizmente, tudo indica que  os  gestores  são cada vez mais Misantropicos , cujo significado grego quer dizer  aversão ao ser humano.

Eduardo Leite 
eduardoleite.blogspot.com
CRIANÇAS, AS VITIMAS DOS MISANTRÓPICOS . CRIANÇAS, AS VITIMAS DOS  MISANTRÓPICOS . Reviewed by Eduardo Leite on 7/17/2016 03:04:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.