JÂNIO LOPO, O JORNALISTA !

Fico a imaginar o que seria do nosso país se não tivesse uma imprensa tão participativa e vibrante como a nossa. O que seria dessa nação se não houvessem os abnegados jornalistas investigativos e os analistas políticos que aos poucos destronaram a ditadura e colaboraram substancialmente para a instalação de uma república verdadeiramente democrática.

Foi essa imprensa que deu espaço, compasso e direção aos opocisionistas do passado e situacionistas do presente. E, é a essa imprensa que os que se dizem esquerdistas querem limitar, quem sabe, silenciar de vez, como tenta fazer o tresloucado Hugo Chaves (da Venezuela), o queridinho, dos aloprados do Planalto Central.
.
A essa imprensa que desmascarou o irresponsável Collor e aprofundou as investigações do mensalão e outras trambicagens do PT, do PSDB e do DEM, além de outros escândalos ,estes, cada vez mais frequentes no nosso cotidiano, teremos de ser eternamente gratos.

Esta semana o jornalismo baiano sofreu um duro golpe, perde precocemente um dos mais sérios e competentes jornalistas investigativos e analistas políticos, Jânio Lopo. Há vários anos que leio a sua coluna e, há aproximadamente 20 dias atrás tive a iniciativa de dar um telefonema para apoiar-lhe e dar-lhe a minha solidariedade a respeito das suas precisas e verdadeiras denúncias sobre a imoral participação dos gestores da EBAL.

Imoralidade essa que o governo Jaques Wagner deveria ter o compromisso moral de levar adiante às investigações e punir exemplarmente os seus irresponsáveis e corruptos gestores. Mas, infelizmente, em nome da perpetuação do poder e de acordos espúrios com os responsáveis pela falência da EBAL, vergonhosamente, exime-se da responsabilidade e de maneira vergonhosa, como Pilatos, lava as mãos. Atitude essa infrutífera, elas, as mãos, continuarão sujas. Esse escândalo vai ter que ser apurado.

Morre Jânio Lopo, mas fica vivo o seu exemplo e legado que, com certeza ,servirá de estímulo e rumo para os jovens que abraçaram e abraçarão essa tão importante profissão que é o jornalismo, quando praticado com ética, imparcialidade e amor. A nós, baianos, que realmente queremos uma Bahia que seja verdadeiramente de todos nós, o nosso eterno muito obrigado a esse ícone do jornalismo baiano.
.
Eduardo Leite
JÂNIO LOPO, O JORNALISTA ! JÂNIO LOPO, O JORNALISTA ! Reviewed by Eduardo Leite on 3/06/2010 04:15:00 PM Rating: 5

Um comentário:

FENAM disse...

Em uma reportagem especial, a equipe do Repórter FENAM faz um alerta sobre os cuidados que a população e o Governo devem ter para se prevenir e se preparar para uma segunda onda da Gripe A.

Assista: http://web.fenam2.org.br/tv/showData/388496

Tecnologia do Blogger.