POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE- PARTE II . O PORQUÊ !


Nestes 36 anos como médico tenho sido testemunha de milhares de casos de Mistanásia: a morte miserável fora e antes do seu tempo. É esse crime social que me revolta desde o tempo de estudante e até hoje, mesmo exercendo medicina só em caráter privado, há mais ou menos nos últimos 15 anos, excetuando-se no período de um ano e quinze dias quando fui diretor do Hospital Clériston de Andrade, o segundo maior hospital da rede pública do Estado da Bahia.

Por não me conformar com tanta injustiça social, em especial, na área que mais deveria ser valorizada que é o direito a uma assistência à saúde digna e eficiente a que todo ser humano deve ter, procurava fazer a minha parte e para tal recorria à imprensa escrita e enviava meus artigos protestando sobre os descasos por parte das ditas autoridades constituídas. Escrevo há mais de 30 anos.Esse é o meu foco, essa é a minha arma é esse o meu caminho.

Esse segundo livro faz parte desse projeto; POR MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE. Tive a idéia de fazer o primeiro livro por que tinha certeza que não continuaria como diretor geral do Clériston e temia que com a minha saída os meus projetos para reverter o imoral caos, herdado por 23 anos de administrações desastrosas fossem desprezados.

Mas havia saída. Era só executar o projeto que elaborei. Não me preocupava em continuar como diretor. Sabia que o mais importante não é o homem em si e sim as suas idéias e a execução delas. Por isso fiz o primeiro livro; HCA, POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE-PARTE I.

Nesse livro foquei sobre o passado irresponsável dos governantes que antecederam o atual governo. Não me preocupei só em denunciar esse desrespeito com o patrimônio público. Enumerei e elaborei projetos que tornariam esse estratégico hospital um equipamento de vital importância para todo o interior da Bahia e que desafogaria os calamitosos e desestruturados hospitais da capital, estes, também, vilipendiados por governantes irresponsáveis e corruptos.

Daí o subtítulo PARTE I, apesar de movido por esperança de que este novo grupo político fosse sério e realmente comprometido com o bem estar dos mais necessitados, tinha minhas dúvidas. Caso esse grupo não seguisse os planos por mim elaborados eu faria o segundo livro para cobrar a realização desses projetos. E, assim o fiz.
POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE-PARTE II tem esse propósito, não apenas de denunciar o descaso e a irresponsabilidade do atual governo que com provas incontestáveis de descaminho, repete os mesmos atos irresponsáveis dos governantes do passando, cometendo outro crime além da Mistanásia, que é roubar a esperança que restava a este povo sofrido e desassistido.

Neste segundo livro também proponho projetos e sugestões que possam melhorar não só o atendimento no Hospital Clériston Andrade, mas em toda a rede estadual e nacional.

Sonhar por uma saúde digna e eficiente para todos é mais do um sonho, é um projeto de vida como profissional médico. Lutar por esse sonho e propor soluções é a minha contribuição como cidadão. O fato de denunciar esses crimes sociais me levou a ter uns poucos equivocados detratores fortuitos e inimigos rancorosos que se acham acima do bem e do mal.

Não são ameaças e processos indevidos na justiça que me demoverão dos meus ideais. Sei também que nem a morte me fará silenciar. Vai-se o homem, ficam os seus ideais para a eternidade. No dia 23 do corrente a partir das 19 hs no foyer do Teatro do CDL, venham juntar-se a pessoas que almejam uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE- PARTE II . O PORQUÊ ! POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE- PARTE II  .  O PORQUÊ ! Reviewed by Eduardo Leite on 2/19/2010 06:45:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.