AS RAIZES DAS DROGAS.

É assustador o avanço do consumo de drogas e as suas conseqüências . A droga mais consumida, depois do álcool, no passado era o ópio. Depois a maconha, a cocaína e a seguir a heroína, esta, até então a pior. Por ter um alto índice de dependência a heroína passou a ser o grande mal nos anos 70.

Criado em laboratório de pesquisas médicas em uma universidade americana, nos anos 60, o LSD - ácido lisérgico-, levou e ainda leva milhares de jovens à loucura.

Foi o LSD o precursor das drogas químicas depois das derivadas das anfetaminas, que são fáceis de serem fabricadas em laboratórios da Europa e dos EUA, como o êxtase, esta, a preferida por muitos freqüentadores das discotecas especializadas em música eletrônica, as Raves. Mas, é um subproduto da cocaína, o crack, a droga de maior poder destrutivo da atualidade.

Por ser um subproduto da cocaína, tem um custo inferior às demais drogas, por isso, inicialmente, muito consumida por pessoas com menor poder aquisitivo. Mas como uma droga sempre leva a outra, o crack saiu das favelas e chegou às outras classes sociais. O seu poder é destruidor, os especialistas em toxicologia confirmam que em apenas uma a duas oportunidades de uso a dependência é logo determinante.

A repressão policial e o aumento das penalidades jurídicas aos traficantes não diminuíram o consumo dessas drogas. Por proporcionar lucro fácil, as drogas, o seu comércio tem facilidade de encontrar adeptos.

O homem desde os primórdios da sua história tem tido experiência com substâncias alucinógenas. Fermentando o arroz e o milho descobriu o álcool da mesma maneira que, com a uva, chegou ao vinho, isso há milênios de anos atrás. Com a descoberta do álcool e a sua grande aceitação o consumo das drogas teve a sua vez.

O álcool, sem sombra de dúvidas é o primeiro passo para o consumo das drogas; do álcool à maconha e desta para a cocaína e outras. É o começo de uma decadência que se inicia em busca do prazer que jamais levará ao encontro de si mesmo; a felicidade.

As indústrias das bebidas com álcool são muito poderosas. Produzindo bebidas com paladar cada vez mais agradável e por meio de propagandas sedutoras, a legião de adeptos a estas bebidas aumenta cada vez mais.
.
Nos países de clima quente como o nosso, a campeã das bebidas é a cerveja, antes, uma bebida amarga e cujo recipiente em garrafas de vidro dificultava o seu transporte e demorava de gelar.
A sede do lucro farto desenvolveu a cerveja açucarada e em lata de alumínio não demorou de encontrar legiões de jovens consumidores de menos de 14 anos de idade.

De baixo custo, fácil de transportar, fácil de gelar, com sabor agradável e refrescante passou a ser a bebida dos adolescentes. Independentemente de ser o primeiro degrau para as drogas a cerveja açucarada em latas de alumínio é o primeiro grande passo para o alcoolismo infantil, assim como as misturas industrializadas de uísque ou vodka com refrigerante.

Caberia às autoridades melhor controle sobre a venda de bebidas com álcool para adolescentes. Também a proibição de vinculação de qualquer publicidade nos meios de comunicação e mais controle das grandes festas como carnaval e micaretas. Usar a seleção brasileira de futebol numa publicidade de uma marca de cerveja é inadmissível.

Num mundo cada vez mais capitalista, consumista e de certa forma egoísta, o álcool e as drogas encontram um terreno cada vez mais fácil e promissor para os que lucram com o seu consumo.
.
Para deter ou pelo menos diminuir o seu consumo, investimento em educação, principalmente no ensino básico, secundário, técnico e oportunidade de emprego deveria ser prioritário, da mesma maneira que o esporte amador deveria ter o mesmo incentivo que é dado ao esporte profissional.

Priorizar o combate aos megas traficantes e o extermínio das grandes plantações de coca, papoula e da maconha, seria uma solução para termos uma sociedade mais saudável, mais equilibrada e menos violenta.

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
AS RAIZES DAS DROGAS. AS RAIZES DAS DROGAS. Reviewed by Eduardo Leite on 2/12/2010 10:58:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.