GRIPE SUINA NÃO MATA. A INCOMPETÊNCIA, SIM.


A gripe de modo geral não mata. Pessoas com doenças preexistentes ou imunologicamnete deprimidas, acometidas pelo vírus da gripe e/ou seus variantes(suína e outros) passam a desenvolver complicações que podem levar à morte.

O nosso sistema de saúde público e privado vem há muitos anos numa constante decadência decorrente de múltiplos fatores.

O saneamento básico, principalmente, nos grandes centros continua deficiente da mesma maneira que o ensino médico continua equivocado e sensibilizado pela indústria da doença; sabe-me cada vez mais sobre doenças e cada vez menos sobre o ser humano.

Além da falta de valorização e ações precisas da medicina preventiva pelo sistema público, o crescimento urbano desordenado contribui para o aumento das doenças respiratórias e gastrointestinais e ambas potencializam o câncer.

A falta de uma política eficiente de medicina pública e privada a nível ambulatorial superlota os hospitais e as suas emergências levando ao caos e as suas funestas conseqüências.

´´A pandemia de gripe provocada pela nova variante do vírus A H1N1(Gripe suína) poderá atingir entre 35 milhões e 67 milhões de brasileiros ao longo das próximas cinco a oito semanas. De 3 milhões a 16 milhões desenvolverão algum tipo de complicação a exigir tratamento médico e entre 205 mil e 4,4 milhões precisarão ser hospitalizados. ``

``A gripe comum foi responsável (indireta) por 17 mortes por dia em São Paulo no ano passado. Ao todo, 6.324 pessoas morreram na cidade em 2008 devido a males provocados pela gripe, como pneumonias, bronquites e outras doenças pulmonares. ``

Com hospitais públicos e privados superlotados e sem um plano para uma pandemia, o caos, já existente, resultará em graves conseqüências. Se as afirmações acima forem procedentes e, tudo indica que sim, estaremos vivendo um inferno.
.
Inferno esse que poderia ser evitado se ações preventivas fossem estabelecidas e um plano para atender essa pandemia fosse executado.
A dificuldade para o combate a nova variante da gripe é justamente o seu tratamento, este, praticamente não existe. O ante viral a ser utilizado tem uma ação efetiva de até 78% , ação essa que diminui a cada dia de infecção.

O vírus leva de 4 a 7 dias para manifestar os principais sintomas, estes, semelhantes ao da gripe comum e outras viroses, como febre alta, dores musculares e dor de cabeça, o que, evidentemente, é outro fator de dificuldade.

A detecção do vírus leva de 3 a 4 dias e, como não deve fazer o uso preventivo(não é vacina) do antiviral para não levar à resistência do vírus e aos elevados custos (?), praticamente esse medicamento torna-se inviável.
.
Mesmo a desgraça tem o seu lado positivo e, essa pandemia, nos leva mais uma vez a refletir sobre o ensino médico, as patentes de medicamentos, os impostos sobre medicamentos, os incentivos às pesquisas médicas, às ações sanitárias, incentivo ao setor privado direcionado à prevenção das doenças, melhorias à educação, o planejamento urbano, na medicina preventiva, uma política efetiva de controle das epidemias e pandemias e ao combate à corrupção.

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
www.twitter.com/gastroajuda
GRIPE SUINA NÃO MATA. A INCOMPETÊNCIA, SIM. GRIPE SUINA NÃO MATA. A INCOMPETÊNCIA, SIM. Reviewed by Eduardo Leite on 7/25/2009 09:37:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.