REFLUXO GASTROESOFÁGICO


Um dos diagnósticos mais comuns entre os gastroenterologistas, os clínicos, os otorrinolaringologistas e cardiologistas é o refluxo gastroesofágico.

O que vem a ser refluxo gastroesofágico? O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.
.
A partir dessa concepção temos que diferenciar o refluxo fisiológico e o refluxo patológico (RGEP), tendo sempre em vista as graves conseqüências de uma esofagite acentuada que poderá levar ao temido câncer de esôfago e até à asma brônquica.
.
O que então, insistimos, fique bem claro: o refluxo gastroesofágico é uma reação fisiológica normal em todo ser vivo que seja portador de estômago e esôfago.
.
Os fatores ou causas que levam ao refluxo gastroesofágico patológico(RGEP) é que devem ser bem analisados e erradicados ou controlados.
.
Como causas de RGEP podemos citar várias e dificilmente uma única causa como responsável pelo RGEP, como por exemplo: hérnia de hiato, obesidade,distúrbios emocionais desde síndrome do pânico, depressão, maus hábitos alimentares, tabagismo , etilismo, sedentarismo, estresse e distúrbios neurológicos.

É fundamental que os profissionais da saúde conscientizem os portadores do RGEP da importância que eles, os pacientes, têm para que a cura seja obtida e que os medicamentos e até a cirurgia (em muitos casos) não garantem a cura.
.
Tendo em vista que a mudança de hábitos alimentares, atividade física, meditação e conscientização existencial são os melhores meios terapêuticos, não só no RGEP como para inúmeras outras doenças.
.
Temos que ter a convicção da importância da eliminação da causa e não a supressão temporária dos efeitos, que é o que os medicamentos fazem nestes casos de DRGEP, aliviar por algum tempo os sintomas e os efeitos, mas não a causa.
.
Vivemos na era máxima do capitalismo e da importância do giro da moeda sem valorizar o ser humano.
.
A ciência que procura devolver a saúde ao homem deve voltar-se para aprimorar e conscientizar às pessoas sobre as suas potencialidades próprias de cura e não à crença nos medicamentos e cirurgias ditas miraculosas para a maioria das doenças.

Eduardo Leite
eduardoleite1949@gmail.com
REFLUXO GASTROESOFÁGICO REFLUXO GASTROESOFÁGICO Reviewed by Eduardo Leite on 6/28/2009 12:31:00 PM Rating: 5

2 comentários:

Cleide disse...

Caro amigo,
Ultimamente venho tendo refluxo, o líquido vem até o nariz, quente acido sempre quando estou dormindo é um pavor,
tenho medo d cirurgia, pois tô com nodulo na tireoide, m interessei pelo tema pois tenho medo de bronco-aspiração. Cleide

Cleide.

Pelo que você relata trata-se de um refluxo acentuado.Já fez endoscopia ? Está com o peso acima do desejável? Como anda sua vida? Procure um médico para lhe avaliar e fique tranqüila, a cirurgia é o último recurso.

Um abraço,

Eduardo Leite

Simplesmente Outono disse...

Ousar é algo sublime que por muitas vezes é capaz de machucar.
Tenho marcas que já sabia onde dariam e mesmo assim ousei!
Arrependida de algumas, saudosa de outras e sedenta das inúmeras que ainda estão por vir.
Eu, Simplesmente Outono.
Ps.: Texto novo repleto de verdade, da minha verdade!

Tecnologia do Blogger.