A LADY, O CIRURGIÃO E O JORNALISTA.

D. Irene Irujo(sentada) com seus filhos, nora e genro.Dr. Fernando Filgueiras

Jornalista Jânio Rêgo


Foi com pesar que soube da morte da Sra. Irene Irujo. Não a conhecia pessoalmente, fiquei sabendo da sua existência há algumas décadas passadas.

Um ´´ case médico``, em conversas com colegas médicos, ficamos sabendo que a esposa de um grande empresário, Pedro Irujo, havia sido operada de câncer de pâncreas. Tínhamos certeza que com menos de um ano estaria morta.

Feliz engano, D. Irene, sobreviveu a décadas ao implacável câncer de pâncreas, este, operado por um dos mais brilhantes cirurgiões do Brasil, Dr. Fernando Filgueiras, ainda vivo , ao longo dos seus mais de 90 anos de idade.

Um dos grandes Mestres da cirurgia e exemplo médico a ser seguido. Dr. Fernando Filgueiras , dizem, operou meia Bahia de ricos e pobres com a mesma dedicação, carinho e competência.

Mesmo sem conhecer pessoalmente a D. Irene, ficou em minha mente a bela figura fidalga, alva, loira e esbelta, típica representante dos nobres , independentemente da cor, mas com a característica que bem define os nobres, em fim, uma Lady.

Mas, foi a nota sensível e inteligente , postada pelo jornalista Jânio Rêgo, no http://www.blogdafeira.com.br/ ,a respeito do seu falecimento, que me fez voltar a essas fatos do passado : A Lady D. Irene, o câncer de que lhe seria fatal e que não foi , o brilhante cirurgião Fernando Filgueiras e o jornalista Jânio Rêgo.

Eduardo Leite.
A LADY, O CIRURGIÃO E O JORNALISTA. A LADY, O CIRURGIÃO E O JORNALISTA. Reviewed by Eduardo Leite on 5/16/2009 11:39:00 AM Rating: 5

2 comentários:

Taciana disse...

Presidente da FENAM debate precarização do trabalho médico na Câmara dos Deputados
O presidente da FENAM, Paulo de Argollo Mendes, compôs a mesa de debates durante a audiência pública sobre a precarização do trabalho médico realizada na última quinta-feira (14/05), na Câmara dos Deputados.

“Nós temos um pouco de tudo, uma situação absolutamente precária que cedo ou tarde teria que ser enfrentada. Nós confiamos no parlamento e acreditamos que vamos contar com eles para garantir os direitos do médico que, na situação de trabalhador, tem que ter acesso a legislação trabalhista,” afirmou Argollo.

Confira a matéria completa no portal da FENAM:
http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/385512

Taciana Giesel disse...

Votação do salário mínimo médico é adiada para próxima semana

A votação do PL 3.734/08 que define o salário-mínimo profissional dos médicos e cirurgiões dentistas foi adiada para a próxima semana. O PL, que estava incluído na pauta de votação da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da última quarta-feira (20/05) foi adiado devido ao pedido de vista da deputada federal Gorete Pereira (PR/CE).

Confira os detalhes no portal FENAM: http://migre.me/1kho

Tecnologia do Blogger.