SAÚDE PÚBLICA NÃO É MOEDA POLÍTICA.



O que mais vi ao longo de 32 anos como médico, foi o uso indevido, covarde e corrupto da saúde pública em benefício dos empresários da doença e dos políticos que se dizem honestos e comprometidos com os seus eleitores.

A Saúde Pública é bancada pelo Governo Federal que disponibiliza as verbas aos Estados e Municípios.

No nosso caso, em Feira de Santana, a saúde é responsabilidade da Prefeitura que por sua vez tem convênio com mais 126 municípios para procedimentos de média e alta complexidade.

Para atender essa demanda que atinge quase quatro milhões de habitantes a Prefeitura de Feira compra serviços de 33 prestadores.

Entre esses prestadores há o Hospital Clériston, o HDPA, Casa de Saúde Santana, HTO, Clínicas de Hemodiálise, Oncologia, e clínicas de meios de diagnóstico e outros serviços.

Caberia ao gestor público municipal gerir com competência estes recursos federais e um efetivo controle sobre os gastos com procedimentos ditos de alta complexidade, estes, responsáveis por 70% destas recursos e, que melhor remuneram...

O Hospital Dom Pedro, secular entidade filantrópica, nestes últimos trinta anos, foi absurdamente usado por políticos e empresários da doença.

Políticos e empresários que quanto mais ficavam à frente da Santa Casa, cresciam politicamente e enriqueciam com facilidade, na proporção inversa, esta secular instituição entrava em crônica decadência.

O HCA e a 2ª. DIRES, ao longo destes últimos 20 anos, também foi vítima desses vampiros e falsos homens e mulheres públicos, que com a mesma avidez e falta de princípios éticos que sugaram o HDPA, voltaram as suas presas contra estas importantes instituições estaduais.

Tentar encobrir a incompetência do gestor municipal no tocante à saúde pública, responsabilizando O HCA, tem sido a principal preocupação do governo municipal.

Os precários postos de saúde, PSF incompetentes e as policlínicas insuficientes e mal equipadas do município de Feira e região, geram uma multidão de doentes crônicos que sobrecarrega o HCA e HDPA.

Criar 10 policlínicas equipadas com RX, exames de laboratório e treinar equipes de PSF, disponibilizar os postos de saúde com uma nova metodologia operacional, interligando esses postos às policlínicas com informatização, além de disponibilizar para o HDPA prestação de serviços para procedimentos de alta complexidade, Oncologia, Hemodiálise e Banco de Sangue, sem a intermediação de empresários da doença seria uma prova inconteste de um gestor preocupado, de fato, com a comunidade.


SAÚDE PÚBLICA NÃO É MOEDA POLÍTICA. SAÚDE PÚBLICA NÃO É MOEDA POLÍTICA. Reviewed by Eduardo Leite on 12/08/2007 07:53:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.