SISTEMA SUS, O PLANO IDEAL QUE FUNCIONA MAL.



É, o SUS, considerado um excelente Plano de Assistência Médica Pública.

Mas porque não funciona bem, na sua totalidade?
Consideramos a má influência política, a política equivocada de saúde pública que privilegia a indústria da doença, a ação dos lobistas de grupos empresariais médicos, a formação do profissional médico e a falta de padronização de condutas e tratamento médico, como os principais fatores que contribuem para o péssimo atendimento pelo sistema SUS, em quase sua totalidade.

O plano é excelente, mas a política do Ministério da Saúde (Deveria ser nominado Ministério da Doença) é equivocada quando privilegia a medicina dita curativa e não investe substancialmente na Medicina Preventiva.

A tabela de honorários médicos para os procedimentos básicos de saúde, como consultas, exames laboratoriais, RX, cirurgias de pequeno porte e de média complexidade e as diárias hospitalares são defasadas e levam as instituições, verdadeiramente filantrópicas, à falência.

Ao passo que estes procedimentos básicos são mal remunerados, os procedimentos explorados por empresários da medicina são muito bem remunerados e possibilitam a estes empresários ganhos extras nas negociações com os fornecedores de próteses, órteses e outros insumos, como por exemplo, na comercialização de stentes, próteses ortopédicas, medicamentos oncológicos e outros.

A comercialização destas próteses e medicamentos remunera bem mais do que o procedimento médico em si, diferença essa que contribui substancialmente para distorções que vão desde as indicações de tratamentos médicos e cirurgias questionáveis, como alguns tratamentos oncológicos, hemodiálise e cirurgias com uso de próteses cuja indicação em alguns casos não se justifica ou poderiam ter uma alternativa com menor custo.

Temos também a questionar as constantes campanhas publicitárias para exames de diagnóstico de alta complexidade que são remunerados substancialmente pelo sistema SUS, há na realidade, nestas campanhas, interesses comerciais quando não, políticos.

Um exemplo na nossa cidade, a própria prefeitura aliada a grupos empresarias médicos que exploram a doença, promovem campanhas para realização de mamografia, mas não viabiliza com a mesma facilidade, na rede básica procedimentos médicos, como punção e pequenas cirurgias de mama.

Faturam os empresários que exploram a doença, fatura politicamente a prefeitura, mas, a paciente cuja mamografia detectou alguma alteração que venha a necessitar uma punção ou pequena cirurgia mamária, tem grande dificuldade para ser atendida pelo SUS via prefeitura. Está certo?

Caberia ao Ministério da Saúde, ao Governo Estadual e Municipal juntarem forças para equacionar os gastos com o controle das doenças. Investimentos na medicina preventiva, no saneamento básico deveriam ser priorizados.

Mais incentivo e treinamento para os profissionais da saúde que trabalham nas ações básicas à saúde e em especial aos profissionais que estão lotados nos Planos de Saúde Familiar- PSF.
Incentivar e remunerar melhor às verdadeiras entidades filantrópicas, dotando a elas, condições de explorar os procedimentos de alta complexidade, como oncologia, banco de sangue, hemodiálise e cirurgia cardíaca.

Os grupos médicos que exploram a doença são privilegiados na remuneração e cabe à rede pública estadual e municipal o ônus de bancar os procedimentos que são mal remunerados, chama-se a isso: distorção e má distribuição dos recursos públicos, ou corrupção.

Vejamos o caso da hemodiálise, os grupos que exploram estes serviços são formados na sua grande maioria por empresários e o atendimento é feito em clínicas que não dispõem de atendimento hospitalar.

Estes pacientes são muito debilitados e freqüentemente são atendidos em hospitais públicos, como o Clériston e H.D.P.A., que não são credenciados pelo SUS para esse tipo de atendimento, mas, por outro lado, mantém estes pacientes para ser atendidos por estes empresários que serão bem remunerados.

Solução? Estes hospitais deveriam ser credenciados pelo SUS para prestar este atendimento, hemodiálise, e toda clínica de hemodiálise deveria ter atendimento hospitalar que fosse remunerado pela tabela SUS.

Da mesma maneira, existem hospitais privados que se dizem filantrópicos, e não são, gozam das vantagens como instituição filantrópica, prestam serviços pelo SUS que remuneram melhor, como transplantes de órgãos, cirurgia cardíaca, radioterapia e quimioterapia oncológica, mas não prestam a estes pacientes o atendimento médico básico e de média complexidade.
Como por exemplo: Hospital Português, Espanhol, na Bahia , Albert Sabin e Sírio Libanês, em São Paulo.

Porque as Santas Casas não têm prioridade nestes credenciamentos? Não é justo que só os empresários que exploram e lucram com a doença sejam beneficiados e os hospitais públicos e Santas Casas tenham prejuízo para manter o lucro destes empresários.

Em fim, são muitos os fatores que contribuem para a falência do sistema público de saúde, bem visível, principalmente, nas emergências dos hospitais públicos sempre superlotados, dificultando um bom atendimento.

Eduardo Leite
eduardoleite@gastroajuda.com.br
SISTEMA SUS, O PLANO IDEAL QUE FUNCIONA MAL. SISTEMA SUS, O PLANO IDEAL QUE FUNCIONA MAL. Reviewed by Eduardo Leite on 9/08/2007 12:35:00 AM Rating: 5

2 comentários:

Anônimo disse...

O SUS..SIMPLESMENTE..EXIST PARA SER MAIS UMA FONTE DE DESVIOS DE VERBAS PUBLICAS...AI DE QUEM COMO EU PRECISAR DO SUS..DEPOIS DE UMA MARATONA DE 3 DIAS E MEIO..EM 3 HOSPITAIS...EM SAO PAULO...CONSEGUI SER ENCAMINHADO PARA MARCAR UMA EPQUENA CIRUGIA(UM SISTO)....NA HORA DE RECEBER O PAPEL...NAO HAVIA DATA PREVISTA...SO DEUS SABE QD VAO ME CHAMAR...COMO JA FIZ UMA SOLICITACAO PARA UMA CONSULTA..A MAIS DE 2 ANOS E ATE AGORA ...NADA...ALEM DE OUVIR AS PESSOAS DA FILA...QUE ESTAVAM ESPERANDO A 6....9...12...MESES....
O SUS...QD MUITO DAO REMEDIOS...E MUITAS VEZES...QD CHAMAM...O PACIENTE JA MORREU..OU...JA CUROU A DOENÇA....ESSA E A RELIDADE..ACABOU QUE OS HOSPITAIS OU BEM OU MAU..RESOLVIAM POR SI..AGORA E UMA VAI PRA LA..PRA CA..E N9O FINAL...VC FICA COM UM MONTE DE PAPEL....E SOLUCAO E REZAR...E...VER SE UMA DIA CHAMAM...

Anônimo disse...

Quando as pessoas precisam do sus não pode contar com ele, como também a segurança e tantos outros ou se paga impostos e a política para funcionar esses setores funciona ou então não se cobra impostos. Ai escolheremos outros que faça o serviço de fato.

Tecnologia do Blogger.