EDUCAÇÃO, O SEGREDO NA CONQUISTA DA LIBERDADE.





Não conheço a professora Iara Maria. Fiquei sabendo apenas, pela internet (educadornecessario. blog. terra.com. br), da sua luta por melhores condições para a escola onde ensina, (parece que agora, ex-escola) Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos.

Luta essa que segue em forma de processo no Ministério Público.

Não achei novidade uma escola pública seja; municipal, estadual ou federal em decadência, infelizmente, é esta, a dura realidade do Brasil em relação ao ensino, fundamental, secundário, técnico e superior, todos, cada vez mais decadente desde os anos 70.

Fiquei surpreso sim, com a atitude da Professora Iara Maria. Neste mundo cada vez egoísta e acomodado é raro encontrar sonhadores que não abraçam o discurso inoperante das mesas de bar ou das esquinas dos descasos e partem abnegados à luta, não por sonhos solitários, mas por sonhos comunitários.

São de Mestres e Técnicos como a Professora Iara Maria que os governos necessitam nas chefias dos diversos departamentos públicos e, não de ``simpatizantes´´ e ´´companheiros`` partidários ou aliados que, estão apenas pensando no lucro fácil que podem retirar do poder.

Só para citar um exemplo da importância do ensino na sociedade, reporto-me, ao que aconteceu no Japão depois da segunda guerra mundial.

Determinou o Imperador na época que, nenhum servidor público ganharia mais do que um professor, como meta principal na reconstrução do seu país.

O Japão, um arquipélago, sem uma única gota de petróleo, com inverno rigoroso, terremotos constantes e maremotos gigantescos, apesar de tantos infortúnios, passados 50 anos como nação dizimada pela querra com duas bombas atômicas, é a segunda potência mundial, atrás do gigante norte-americano.

O segredo? Está com o Imperador.

No seu blog a professora cita com muita propriedade o grande Rubens Alves:

Hoje não há razões para otimismo.
Hoje só é possível ter esperança.
Esperança é o oposto do otimismo.
Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora
é primavera do lado de dentro.
Esperança é quando sendo seca absoluta do lado de fora,

continuam as fontes a borbulhar dentro do coração. (Rubem Alves)

Finalizo, lembrando que uma existência sem sonhos por ideais éticos e que resultem em melhorias sociais é uma existência vazia, cuja ausência não fará falta.

Parabéns Professora Iara Maria, a sua luta já é vitoriosa e, a senhora fará muita falta não só aos seus alunos mas, a toda a nossa comunidade.

EDUCAÇÃO, O SEGREDO NA CONQUISTA DA LIBERDADE. EDUCAÇÃO, O SEGREDO NA CONQUISTA DA LIBERDADE. Reviewed by Eduardo Leite on 3/24/2007 09:50:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.