HOSPITAL DOM PEDRO,MAIS CONSIDERAÇÕES

A segunda re-inauguração do Hospital Dom Pedro - pós intervenção- é mais um ato político equivocado onde prioriza a falta de critério administrativo e inversão de prioridades.

Estamos em pleno século XXI, Feira de Santana conta com quatro serviços de ressonância magnética, seis tomográficos, vários serviços de densitometria óssea e mamografia, destes vários serviços, muitos prestam serviço ao SUS.

Mas, para se tirar um simples RX pelo SUS só se conta com o minúsculo serviço da Prefeitura, assim mesmo, não faz exames radiológicos contrastados.

Feira se prepara para a era da cirurgia cardíaca e suas sub-especialidades pelo SUS, mas, não tem como suprir a demanda da cirurgia da próstata, hérnia inguinal e tumores malignos do aparelho digestivos e de outros aparelhos.

Pela iniciativa privada pode-se contar com estes serviços, mas, pelo SUS a demanda é vultosa e a fila dos miseráveis aumenta significamente, proporcional ,ao mau gerenciamento da saúde pública municipal.

Dar prioridade a estes serviços de alta complexidade ,é o erro de quem não vê a importância das prioridades e à valorização do custo beneficio.

Re-inaugurar o HDPA dando prioridade à cirurgia cardíaca e manter a emergência pelo SUS é não dimensionar as prioridades da comunidade e levar o HDPA a uma nova crise.

A absurda remuneração paga pelo sistema SUS aos atendimentos de emergência é imoral e inviabiliza qualquer empresa.

O que a Prefeitura de Feira e o Governo do Estado deviam fazer era destinar recursos para que o Hospital Clériston de Andrade possa atender exclusivamente os casos de urgência e emergência e, o HDPA seria responsável pelos casos clínicos e cirúrgicos e sem a maternidade, pois a prefeitura já conta com o Hospital da Mulher e maternidades credenciadas.

Destinar a alta complexidade para meio diagnóstico e numa etapa futura se houver viabilidade, implantar a hemodinâmica e a cirurgia cardíaca.

Mesmo assim será difícil manter o HDPA só com o SUS, razão pela qual o hospital deve aumentar o numero de apartamentos para que convênios privados possam ajudar a manter toda esta estrutura.

Os serviços pelos SUS que remuneram melhor, como Oncologia, Banco de Sangue, Hemodiálise e outros devem ser estruturados pelo próprio hospital e não terceirizados.

A política de saúde pelo Ministério da Saúde foi e continua sendo equivocada quando prioriza a medicina dita curativa e não valoriza a medicina preventiva.

Lamentavelmente este mesmo erro é cometido pelos governos estaduais e municipais o que resulta na manutenção e agravamento de uma caótica assistência médica que, por mais recursos que lhes são destinados fica cada vez mais difícil conquistar melhorias.

Para ajudar a solucionar estes problemas não há por parte das organizações médicas uma preocupação efetiva.

Poderiam as entidades médicas de ensino e órgãos de classe elaborar padronização de condutas e direcionar estudos para tratamentos de menor custo para as doenças, principalmente para as doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e outras.

A alta tecnologia mal aplicada, o uso indiscriminado de próteses e cirurgias e outros tratamentos questionáveis estão inviabilizando não só a assistência médica pública como privada.

Quando o Ministério da Saúde, acertadamente, aventou a possibilidade de normatizar o uso de UTIs, foi um mundo de protestos histéricos manifestados por pessoas que não têm conhecimento técnico para opinarem mais dispõem do poder de difamação suficiente para fazer com que ,uma grande idéia, fosse covardemente retirada por um Ministro que trabalha baseado em estatísticas de marqueteiros, uma lástima.

Por estas e tantas outras razões, repito, re-inaugurar o HDPA sem um estudo de viabilidade econômica e um plano racional de assistência médica pública municipal com um compromisso estadual é fazer o de sempre: inaugurar, o governo inaugura.

Agora, dizer que prestará um serviço digno e eficiente é outra estória
HOSPITAL DOM PEDRO,MAIS CONSIDERAÇÕES HOSPITAL DOM PEDRO,MAIS CONSIDERAÇÕES Reviewed by Eduardo Leite on 9/07/2005 11:35:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.