HDPA ,EM MÃOS CERTAS

Meus queridos amigos e amigas.

Saúde.

O artigo abaixo foi escrito por mim no dia 20 de agosto do corrente ano, para que sirva de alerta e seja discutido com a finalidade de ajudar ao mais importante hospital do interior da Bahia que atende pelo infeliz sistema SUS.

Infeliz sistema porque o sistema SUS é fruto de um feliz projeto de assistência médica federal que, infelizmente por mau gerenciamento administrativo é um sistema falido e cheio de equívocos que não nos cabe no momento discuti-lo.

O citado artigo foi entregue a três jornais aqui de Feira e estou na esperança que eles o publiquem.

Pessoalmente não tenho nada contra as pessoas citadas no artigo, inclusive, gosto muito delas mas, pelo HDPA aceito qualquer desafio ou o risco de criar inimigos que, até agora não tenho nem pretendo ter.

Sinto-me um solitário nesta luta que é compartilhada por muitos mas, que infelizmente fica no vazio da omissão de muitas destas pessoas que concordam que o HDPA deve estar fora das mãos dos políticos e grupos empresariais que exploram a medicina.

Não temo represálias, temo apenas, um dia ficar omisso diante das causas sociais e da ética.

Um abraço forte e um excelente fim de semana


Eduardo Leite 10-09-2005




HDPA, TOMA LÁ DÁ PRÁ CÁ, MAIS UM CAPÍTULO.

A novela do Hospital Dom Pedro tem mais um novelesco capítulo. Há pouco tempo atrás voltaram à direção da Santa Casa de Misericórdia os membros da diretoria cassada pelo Ministério Público.

Não demorou muito e novamente retorna o Prefeito interventor, para a alegria dos iludidos funcionários que vêem no Prefeito a salvação do HDPA.

Triste realidade, não sabem estes pobres funcionários que foi justamente o atual Prefeito um dos grandes responsáveis pelo lamentável estado em que se encontra o tão importante hospital.

Dar ao Prefeito José Ronaldo plenos direitos de dirigir o HDPA é repetir um erro de mais de vinte anos.

Com certeza o Promotor Público não sabe da verdadeira história do Dom Pedro, se soubesse, com certeza, escolheria outro interventor e jamais seria um político.

Pois foi a política que fez naufragar o mais importante hospital do interior da Bahia. Esta política eleitoreira onde o mais importante é chegar ao poder e não combater à injustiça social, este flagelo social, que cada vez mais aumenta no nosso país.

Não existe neste país uma política de saúde voltada para a melhoria social, existe sim, um aproveitamento demagógico, irracional e corrupto que cresce cada vez mais com inauguração de postos de saúde onde faltam médicos. UTIs de primeiro mundo em hospitais que dão um atendimento de mundo cão, como é o exemplo do Clériston Andrade que, recentemente com muita pompa inaugurou doze leitos numa moderníssima UTI e ao mesmo tempo continua dando um péssimo atendimento, atendimento esse que, se esse país fosse sério, os responsáveis por estes serviços estariam na cadeia.

Infelizmente o HDPA dentro em breve se igualará ao famigerado Clériston Andrade, pois é determinação do Prefeito interventor manter a emergência do HDPA além de entregar a alta e tão disputada complexidade composta pela hemodinâmica, tomografia, banco de sangue, oncologia e laboratório ao maior empresário da medicina da Bahia que é o Sr. José Antônio Barbosa.

Na história do HDPA há uma associação deste citado empresário da saúde e o Prefeito José Ronaldo, associação esta que custou muito caro ao HDPA e foi extremamente profícua a este empresário, cujo passado e presente é rico em passagem como diretor do HDPA, da Segunda Dires, Hospital da Mulher,INSS, PLANSERV e estreitas ligações com um ex-secretário da Saúde e ex-governador do Estado.


Quem entende pouco ou quase nada de contrato de prestação de serviços vai ver nas primeiras linhas de um contrato para administração de um Banco de Sangue (que é um lucrativo negócio) realizado entre o Sr. José Antônio e o então Provedor José Ronaldo por volta dos anos 80 que, foi um negócio pra lá de da China para o Sr. José Antônio e uma desgraça para o HDPA.

Talvez por gratidão,dizem, é o Sr. José Antônio ,um grande colaborador financeiro em campanhas políticas.

Passados estes anos a dupla se une no atual HDPA, desta vez, com uma condição espetacular, pois, além do lucrativo Banco de $angue, contam com a alta complexidade.

Seria muito bom que estes contratos de prestação de serviços fossem bem analisados pelo Digno Ministério Público para que o Hospital Dom Pedro de Alcântara tenha reais condições de sobrevivência.

Pois do jeito que está é como dizem: entregar o galinheiro à raposa, no caso do Hospital Dom Pedro, melhor definição seria: entregar o Banco de Sangue ao Conde Drácula.
HDPA ,EM MÃOS CERTAS HDPA ,EM MÃOS CERTAS Reviewed by Eduardo Leite on 9/10/2005 11:51:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.